quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Você sabia? Vermes podem ser transmitidos por pulgas.

cao_coceira

Além de incômodas, você sabia que as pulgas e piolhos também podem transmitir doenças?

Sim, os carrapatos não são os únicos vilões. Alguns ectoparasitas como estes, além de causarem coceira, alergia e um grande incômodo no seu animal, também podem causar doenças.
As pulgas podem ser hospedeiras e transmitir um verme muito comum que ataca os animais, o Dipyilidium caninum, conhecido popularmente como “verme chato”, pelo seu formato mais achatado. Os animais ao se morderem e se coçarem, acabam ingerindo as pulgas, que podem estar hospedando em seu organismo, o Dipylidium.
É muito comum vermos cães que têm costume de andarem sentados ou “arrastarem o bumbum” no chão e isso ocorre por causa de um enorme prurido (coceira) na região anal, principalmente após a defecação. Os cães acometidos liberam estruturas chamadas de “proglótides”, que contêm em seu interior, ovos do parasita. Essas proglótides tem um aspecto muito semelhante a “grãos de arroz” e podem ser visualizadas a olho nu nas fezes do animal ou ainda na região ao redor do ânus. Em casos onde há um alto grau de infestação, o animal pode apresentar-se com cólicas, emagrecimento, falta de apetite e diarreia.
O diagnóstico deverá ser feito com base no histórico do animal, exame físico e exame de fezes. Pois é importante diferenciar este incômodo na região anal, de outras doenças, como por exemplo, a inflamação de uma glândula nesta região. O tratamento é realizado com a administração de vermífugos com o princípio ativo correto e na dosagem adequada.
Para prevenir esta verminose, o ideal é ter boas condições ambientais, que facilitem a exposição das fezes ao sol, diminuindo a viabilidade dos ovos no ambiente e, além disso, o animal deve ter um controle de pulgas, com banhos frequentes e produtos parasiticidas, como coleiras, loções ou medicamentos que podem evitar a infestação por um bom período de tempo. Com estes cuidados básicos, seu animal fica facilmente livre de parasitas, sejam eles externos ou internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário