Para isso, existem diversas técnicas que podem ser empregadas no adestramento de cachorros. As mais utilizadas e conhecidas estão relacionadas à recompensa ou punição - também conhecidas como reforço positivo ou negativo. Apesar de muitos profissionais destacarem a importância do reforço positivo e condenarem o reforço negativo, a imensa maioria aplica ambas as técnicas. Quem nunca viu ou utilizou borrifadores, latas com moedas ou jornal enrolado para dizer "não" ao cão? Essas técnicas se baseiam em oferecer uma experiência negativa para inibir o cachorro de fazer determinada tarefa - ou seja, reforço negativo. As técnicas de reforço positivo são as mais conhecidas e utilizadas, pois trata-se em oferecer uma experiência agradável ao cachorro por ter realizado determinada tarefa.
A idéia central das técnicas de reforço é sincronizar o exato momento que o cão realiza a tarefa com a recompensa ou punição, de acordo com a técnica empregada. A utilização dos clickers, instrumento que faz um barulhinho quando apertado, surgiu como uma excelente ferramenta para sincronizar a resposta do animal à recompensa - é como se falássemos "muito bem, você acertou. Parabéns!" em um "click" de milésimos de segundo.
Além do clicker, recompensas como petiscos e o brinquedo favorito do cão também podem ser usadas como reforço positivo. A utilização de brinquedos é muito observada nos cachorros que participam de provas de agility, que aprendem a seguir os comandos para ganhar o objeto no final do percurso. Os petiscos devem ser a ferramenta favorita dos adestradores e donos dos cães. A oferta de petisco deve ser realizada sempre no momento que o animal acerta o comando. Porém, é importante não exagerar na quantidade de petiscos, pois, geralmente, os cães já comem rações equilibradas, e a oferta exagerada de petiscos pode desbalancerar a dieta. Além disso, é importante proceder corretamente com a técnica empregada, alternando o momento da recompensa.
Fonte: http://www.comportamentocanino.vet.br/adestramento/tecnicas-de-adestramento-canino
Nenhum comentário:
Postar um comentário