Informações gerais
São Bernardo (Sain-Bernard, Saint-Bernardshund)
TAMANHO
Macho: De 70 a 90 cm.
Fêmea: De 65 a 80 cm.
PESO
Macho: De 55 a 100 kg.
Fêmea: De 55 a 100 kg.
PERFIL
Grande cão, de porte bonachão.
TEMPERAMENTO
Alegre e pacífico. SINAL PARTICULAR: Ele sempre simboliza o cão de socorro em montanha, embora não seja mais seu trabalho.
O São Bernardo, de pelo curto é o mais eficaz na montanha, porque suporta as temperaturas muito baixas e trabalha mais facilmente que o de pelo longo, muitas vezes atrapalhado nos seus movimentos pela neve, que se cola nas patas e congela. Nem um nem outro são utilizados atualmente para salvamento, porque seu peso significativo constitui um empecilho. O São Bernardo tem, ao que se diz, a faculdade de "sentir" por antecipação a chegada de uma avalanche, mas ele foi destronado como salvador pelos Pastores Alemães e por Labradores, mais produtivos. Animal sociável, esse cão é tranquilo, reflexivo, alegre, dócil, afetuoso, de grande inteligência e próximo das crianças. Calmo, ele pode se adaptar à vida em apartamento, com a condição de que possa fazer longos passeios diários. Deve ser adestrado com certa firmeza. Cor da pelagem é caracterizada por um fundo branco com placas mais ou menos grandes, de cor vermelho-acastanhado (cão multicolorido), até formar um manto vermelho-acastanhadp ininterrupto no dorso e nos flancos. O vermelho acastanhado malhado é admitido, o amarelo-acastanhado é tolerado. Os encarvoados na cabeça são procurados,
Características do São Bernardo
- Nível de energia : Baixo
- Exercício : Pouca
- Brincalhão : Moderado
- Nível de afeição : Muito apegado
- Amigável com outros cachorros : Amigável
- Amigável com outros animais de estimação : Muito amigável
- Amigável com estranhos : Amigável
- Fácil de Treinar : Moderado à fácil
- Cão de Guarda : Não
- Habilidade de proteção : Não muito protetor
- Cuidados com a aparência :
- Tolerância ao frio : Alta tolerância
- Tolerância ao calor : Baixa tolerância
Saúde
Os são Bernardos precisam de exercícios diários para se manter em forma. Ele vive bem fora de casa, longe de superfícies escorregadias. Filhotes acima do peso, criados dentro de casa, são mais suscetíveis a ter problemas de quadril. Adora o clima frio e não se dá bem com o calor. O ideal seria ter acesso ao quintal e a casa. O pelo, longo ou curto, precisa de escovação semanalmente. Todos os São Bernardos babam. Expectativa de vida: 8 a 10 anos.
Origem
Orgulho da Suíça, esse gigante da espécie canina descende dos Dogues do Tibete. Ele seria oriundo dos Molossos que atravessaram os Alpes com os romanos há 2 mil anos. Não se sabe quando exatamente os primeiros representantes da raça chegaram ao hospital do Grande São Bernardo para ser adotados pelos monges. Segundo alguns cronistas, eles apareceram por ali no começo do século XI. Esses cães começaram por guardar o mosteiro antes de ser adestrados, a partir do século XVII, para o salvamento dos viajantes perdidos na montanha. O famoso São Bernardo Barry, que viveu no século XIX, conseguiu salvar 40 vidas humanas na montanha. Atualmente, é possível ver seus restos mortais no museu de Berna.
Fonte: http://portaldodog.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário