quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Schnauzer Míni - Informações gerais

 
Charlie e Brenda, adoráveis

 

Informações gerais

Zwergschnauzer

TAMANHO
Macho: De 30 a 35 cm.
Fêmea: De 30 a 35 cm.
PESO
Macho: De 4 a 7 kg.
Fêmea: De 4 a 7 kg.
PERFIL
É um modelo reduzido das duas outras raças de Schnauzer.
TEMPERAMENTO
Inteligente e cheio de segurança.
 
Tão vivo e dinâmico quanto seus semelhantes, o Schnauzer Míni é muito mais obediente. Bastante simpático e afetuoso, esse cão adora a vida em família e brinca de bom grado com crianças. Seu adestramento é fácil, com a condição de que ele não seja tratado com aspereza. Ele ocupa muito pouco espaço, o que explica sem dúvida seu sucesso crescente na Europa - em especial na França - e nos Estados Unidos. É um cão de companhia um tanto chique". Apesar de suportar bem a vida de apartamento, o Schnauze Míni é um esportista que precisa se exercitar suficientemente todos os dias, para se manter em forma e equilibrado. O sedentarismo sistemático muitas vezes provoca doenças de pele nesse animal. Muito corajoso, ele conservou o instinto de guarda do Schnauzer Médio. É também excelente rateiro, que, no campo, faz da caça sua ocupação favorita. A cabeça comprida com pelo desgrenhado é característica. O focinho é forte e a trufa, bem desenvolvida. O pescoço é bem arqueado. As orelhas em "V" e implantadas no alto são naturalmente caídas. Robusto, bem posto sobre as patas sólidas, com peito largo, dorso curto e coxas musculosas, o Schnauzer Míni é um pequeno atleta que não passa de 35 cm na cernelha. A cauda é deixada naturalmente. A pelagem é formada por pelo duro e espesso e por uma capa interna densa, que dá ao animal um aspecto hirsuto. A pelagem é preta unicolor com uma capa interna pimenta e sal (areia encarvoada marcada de areia), preto-prateada ou branca puro, com uma capa interna branca. É necessário escová-lo com uma escova bastante dura para eliminar os pelos mortos, sempre no sentido do pelo. O ideal é assegurar uma escovadela diária e uma higiene praticada "dentro das regras" a cada três ou quatro meses. Para corresponder aos cânones de beleza canina, este Schnauzer deve passar por uma maquiagem. As sobrancelhas são deixadas ao natural, mas a barbicha é aparada por igual com tesoura, para tornar o rosto bem quadrado. A cauda é depilada para ficar bem cilíndrica. A silhueta deve se inscrever em uma quadrado e parecer curta, quando visto de costas. Toda a arte da toalete consiste em lhe dar esse aspecto. A miniaturização não alterou a saúde do Schnauzer Míni, que deve suas origens rústicas o fato de ser robusto.

Características do Schnauzer Míni

  • Nível de energia : Médio
  • Exercício : Moderado
  • Brincalhão : Muito brincalhão
  • Nível de afeição : Alto
  • Amigável com outros cachorros : Amigável
  • Amigável com outros animais de estimação : Amigável
  • Amigável com estranhos : Amigável
  • Fácil de Treinar : Moderado à fácil
  • Cão de Guarda : Sim
  • Habilidade de proteção : Não muito protetor
  • Cuidados com a aparência : Moderado
  • Tolerância ao frio : Média tolerância
  • Tolerância ao calor : Média tolerância

Saúde

Uma raça energética, mas que precisa de apenas uma caminhada moderada para suprir sua necessidade de exercício. Apesar de conseguir fisicamente viver fora de casa, emocionalmente precisa compartilhar a vida com a família. Escovar a pelagem de 2 a 3 vezes por semana e tosa pelo menos uma vez a cada 3 meses. Expectativa de vida: 12 a 14 anos.

Origem

Réplica exata do Schnauzer Médio, porém mais próximo do Schnauzer Gigante do ponto de vista genético, esse pequeno cão apareceu na Alemanha por volta de 1880. A raça teria sido obtida pela seleção de exemplares de pequeno tamanho ao longo de várias gerações e por meio de um regime alimentar cuidadosamente estudado. Para alguns autores, os ancestrais do Schnauzes Míni poderiam ser derivados do Schnauzer Médio com o Affenpinscher. O Schnauzer Míni é pouco difundido na França, diferentemente de outros países, em particular nos anglo-saxões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário