quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O perigo das receitas caseiras

 

automedicacao_caesO uso indevido de medicamentos pode levar o animal à morte, em determinados casos.

Desde que as pessoas começaram a ter mais animais em casa ou passaram a adotar e cuidar de cães abandonados é quase certo que, já passaram ou irão enfrentar uma ou outra doença com estes animais ao longo de suas vidas. E quando isso ocorre, há sempre alguém disposto a dar uma dica ou uma receitinha caseira para tratar o problema. O que muitos não sabem é que a automedicação é um perigo em potencial, que pode levar o animal à morte, em muitos casos.
Intoxicações, queimaduras, gastrite, alterações no Sistema Nervoso, como convulsões ou inconsciência são as alterações mais comuns de ocorrerem. Um grande exemplo é a aplicação de um antiparasitário potente e que é muito recomendado indevidamente. Porém, muitas raças de cães são mais sensíveis a este princípio ativo e a aplicação desta substância pode levar o animal à morte.
Outro grande exemplo de medicamento proibido em cães e gatos é o Diclofenaco. A lista de medicamentos utilizados comumente em humanos, mas que em animais pode ser fatal é mesmo enorme. Casos comuns de intoxicações podem ser vistos com muita frequência em atendimentos Veterinários.
Um problema simples que pode se tornar algo complicado, como é o exemplo dos banhos com carrapaticidas feitos na dosagem errada ou com princípios incorretos. O resultado pode ser desastroso, um animal pode ficar intoxicado, com convulsões, até mesmo em coma ou vir a óbito.
Em casos onde os animais foram envenenados é comum também as pessoas indicarem oferecer leite ao animal. Mas essa é uma atitude que, além de atrasar o início do tratamento correto pelo Médico Veterinário, não oferece nenhuma vantagem em se tratando de envenenamentos.
Os casos não são poucos e os problemas podem não ser tão simples, portanto, é importante recorrer apenas ao Veterinário em casos de doenças, pois uma receita caseira, aparentemente sem risco algum, pode trazer sérios riscos à saúde animal.
Fonte:http://lupusalimentos.com.br/lupus_mundopet/o-perigo-das-receitas-caseiras/
 
Eu mesma já administrei medicamentos de humanos para os nossos cães, até que uma médica veterinária me listou o nome dos medicamentos que não devem ser dados aos cães.
Diclofenaco
Cataflan
Voltarem
Ibuprofeno
Advil
Aspirina (somente com prescrição do médico veterinário)
AAS (somente com prescrição do médico veterinário)
Haproxeno
Tylenol
 
O correto é entrar em contato com um médico veterinário para que ele possa passar a medicação adequada para o caso em que seu cão se apresenta. ;)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário