sábado, 15 de fevereiro de 2014

Outros hábitos de alimentação estranhos dos cachorros


(Texto adaptado do livro The welfare of dogs, de Kevin Stafford, e Handbook of applied dog behavior and training, de Steven Lindsay)

Além de comer cocô, os cães podem apresentar outros hábitos alimentares estranhos, como o de revirar lixo, comer restos de animais mortos, grama e outros objetos. Apesar de serem desagradáveis aos donos, esses hábitos são considerados naturais dos cachorros. De forma geral, os canídeos preferem se alimentar de carne, vegetais e insetos, mas, por serem animais oportunistas, podem aproveitar as sobras deixadas por outros animais. Apesar desses comportamentos serem considerados naturais, muitas vezes ocorrem por determinadas causas e podem ser evitados ou controlados.
O hábito carniceiro ajudou na sobrevivência dos cães durante o período de domesticação, permitindo que eles ficassem mais próximos do ser humano se alimentando dos restos das caças. Hoje, esse comportamento é visto como um problema, especialmente em relação aos cachorros de rua. De forma geral, os cães preferem carne fresca à carne envelhecida e carne à vegetais. Essa informação é tão importante, que é utilizada em programas de prevenção contra raiva em alguns países - são oferecidas iscas, como cabeça de galinha, com a vacina da raiva para os canídeos silvestres. O comportamento carniceiro é perigoso, pois os cachorros podem se intoxicar e ingerir objetos metais e plásticos do lixo. Esse hábito é mais comum nos cães em estado de excitação e hiperativos. Controlar o nível de energia desses cachorros e determinar as regras da matilha são as formas como esse comportamento é controlado.
Os cães podem ainda ingerir diversos objetos, como pedras, plásticos, pano e qualquer outra coisa que seja possível apanhar com a boca. O hábito de comer grama é o mais comum, mas ainda não se sabe a causa. Acredita-se que seja uma forma de suplementar a dieta, de controlar a acidez estomacal ou de induzir o vômito quando o cachorro está com náusea. O hábito de comer pedras também é comum, e pode causar desgaste dos dentes e obstrução gástrica. Não se sabe por que acontece, mas pode estar relacionado à deficiência nutricional. Por vezes, está mais relacionado à compulsão do que ao distúrbio alimentar.
Uma vez que esses distúrbios alimentares podem estar relacionados à problemas médicos, recomenda-se que o animal seja avaliado por um Médico Veterinário para descartar os problemas nutricionais. Como visto, as causas comportamentais são diversas e, por isso, recomenda-se controlar o nível de energia dos cães por meio de atividades físicas e determinar as regras do bando como forma de prevenção. Cães equilibrados seguem as regras do líder.

Fonte: http://www.comportamentocanino.vet.br/artigos/outros-habitos-de-alimentacao-estranhos-dos-cachorros

Nenhum comentário:

Postar um comentário