Assim como o homem, os cães também têm suas necessidades básicas, além de alimentos e de um lugar para dormir. No dia-a-dia atarefado das pessoas, muitas se esquecem de satisfazer as necessidades dos cães, alegando ter brincado o suficiente ou por ter um quintal grande. Porém, os cães precisam de muito mais do que isso para que sejam equilibrados e saudáveis, fazendo com que muitos apresentem questões comportamentais como válvulas de escape para o acúmulo de energia.
A fórmula mágica para se ter um cão equilibrado é extremamente simples, porém deve ser seguida diariamente. Consiste em oferecer ao cão exercício, disciplina e carinho, nesta ordem.
- Exercício: é a parte mais importante da fórmula e, ironicamente, a primeira a ser esquecida. Idealmente, deve-se caminhar com o cão diariamente, de preferência duas vezes ao dia, por, no mínimo, trinta minutos. O ato de caminhar é para o cão uma atividade natural, pois é de sua natureza a migração em matilha. Os lobos caminham para caçar por até dez horas em seu habitat. Porém, a caminhada não deve ser realizada de forma desordenada, com o cão andando solto ou puxando a coleira.
- Disciplina: diferentemente de castigo ou punição, a disciplina é tudo aquilo que organiza a vida. Todos precisam ter regras, limites e restrições claros para conviver pacificamente com os demais membros da sociedade. Na natureza, os cães corrigem uns aos outros o tempo todo, principalmente os líderes aos seus seguidores. A disciplina é realizada através da energia, expressão corporal ou toque físico. A correção, não é um castigo, mas sim uma consequência de um mau comportamento - a quebra de uma regra. As técnicas para correção são muito discutidas atualmente. Um consenso é jamais valer-se da violência. As técnicas do reforço positivo são muito utilizadas no momento, mas não funcionam para todos os animais e situações. A correção pode ser feita através de toques físicos ou sons - assim como numa matilha de lobos na natureza. O mais importante é a energia transmitida, seu estado mental e o momento da correção. As regras, limites e restrições são importantes para dizer ao cão o que ele pode ou não fazer - ele pode brincar de correr atrás de uma bola, mas não de outro cão.
- Carinho: é o ponto da fórmula que dificilmente falta. O amor incondicional faz com que levemos os cães para conviver conosco. Porém, o carinho que não foi conquistado pode ser prejudicial aos cães, principalmente quando dado em um momento errado. É importante dar carinho após os exercícios e a alimentação, quando ele realiza um comportamento desejado ou após respeitar uma regra - somente dê carinho a uma mente calma e submissa. Quando o cão está com medo, ansioso, dominante, agressivo, chorando ou desobedecendo a uma regra, não é o momento correto para dar atenção.
Fonte: http://www.comportamentocanino.vet.br/artigos/a-formula-magica-para-se-ter-um-cao-equilibrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário