Rottweiler
TAMANHO
Macho: De 61 a 68 cm.
Fêmea: De 56 a 63 cm.
PESO
Macho: Por volta de 50 kg.
Fêmea: Por volta de 50 kg.
PERFIL
Cão robusto e bem musculoso, com estatura bem proporcionada, que lembra a força, a flexibilidade e a resistência.
TEMPERAMENTO
Equilibrado. SINAL PARTICULAR: Físico que inspira respeito.
Esse cão robusto, esperto, muito inteligente e particularmente resistente, tem muitos aficionados. É um cão de guarda intrépido e eficaz, que não late inutilmente. Ele precisa de longos passeios diários, com a possibilidade de correr em liberdade, e não suporta ficar inativo por muito tempo. Dócil e trabalhador, ele é bem adestrável, com a condição de que o dono se mostre firme, capaz de impor sua vontade sem brutalidade, e de que o ensine a dominar sua força, pois do contrário há o risco de vê-lo agredir estranhos. Receptivo ao adestramento, ele é utilizado na polícia austríaca. Calmo, dedicado e refletivo, é paciente e afetuoso. Esse cão atlético adota naturalmente o trote quando se move. Seus olhos são amendoados, castanho-escuros e de olhar tranquilo. A cor da pelagem é preta com marcas fogo bem delimitadas nas faces, no focinho, na parte de cima do pescoço, no peito, nos membros, acima dos olhos e debaixo da base da cauda.
Características do Rottweiler
- Nível de energia : Médio
- Exercício : Moderado
- Brincalhão : Não muito
- Nível de afeição : Médio
- Amigável com outros cachorros : Tímido
- Amigável com outros animais de estimação : Tímido
- Amigável com estranhos : Tímido
- Fácil de Treinar : Moderado à fácil
- Cão de Guarda :
- Habilidade de proteção : Muito protetor
- Cuidados com a aparência : Poucos
- Tolerância ao frio : Média tolerância
- Tolerância ao calor : Baixa tolerância
Saúde
O Rottweiler precisa de atividade, mental e física, na forma de passeios longos ou brincadeiras, assim como aulas de obediência. Gosta de clima frio e pode sofrer bastante no calor. Pode viver fora de casa em um clima mais ameno, portanto que tenha um abrigo quente e confortável. É bom que tenha o máximo de contato com a família dentro de casa para que a relação se torne íntima. Cuidado com a pelagem é mínimo. Expectativa de vida: 8 a 11 anos.
Origem
Para o cinólogo Strebel, esse cão é tipicamente alemão e descende do Boiadeiro da Baviera. Para outros, ele é oriundo dos Mastins introduzidos na Alemanha por invasores romanos. Na Idade Média ele era muito difundido nos cantões suíços de Argóvia e de Schaffhouse, assim como na região de Rottweil, no sul do Wurtemberg. A cidade de Rottweil era então um centro muito frequentado por mercadores de gado, que confiaram ao Rottweiler, cão poderoso e corajoso, a tarefa de vigiar ao mesmo tempo os rebanhos e a vida deles, já que muitas vezes transportavam grandes quantias de dinheiro, transformando-se em alvo de predileção dos bandidos. A cidade abrigava também uma importante corporação de açougueiro. Estes adotaram o Rottweiler, então apelidado de "cão de açougueiro". Durante a Primeira Guerra Mundial ele foi arrolado nas Forças Armadas alemãs. Em 1966 a raça foi definitivamente fixada e reconhecida.
Fonte: http://portaldodog.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário