Informações gerais
Border Collie
TAMANHO
Macho: Por volta de 53 cm.
Fêmea: Um pouco menor
PESO
Macho: De 15 a 20 kg
Fêmea: De 15 a 20 kg
PERFIL
Pastor harmonioso e muito rápido, com olhar penetrante e impressionante
TEMPERAMENTO
Dócil e inteligente
Ele tem "o eye", o olho, dizem os criadores. O Border Collie dá de fato a impressão de utilizar a força de seu olhar para hipnotizar ovinos e bovinos, dos quais ele se aproxima rastejando como um cão de caça. Trabalhando a distância, prevê as reações do rebanho em todas as situações em todas as situações e sabe enfrentá-las. Seu excepcional faro lhe permite agir sem problema dentro de mais espessa neblina. Na França, onde os rebanhos são confinados, o papel desse cão consiste em separar as ovelhas dos carneiros ou em mudar os animais de pasto. Ele participa com brio do concurso de trabalho. Inteligente e muito atento, o Border é particularmente receptivo ao adestramento. Todavia é preciso aducá-lo com doçura. Do contrário esse cão, extremamente sensível, se tornará agitado e receoso. É um cão naturalmente submisso, equilibrado e voluntarioso. Muito devotado ao dono, mostra-se reservado com estranhos, mas não é agressivo.
Características do Border Collie
- Nível de energia : Muita
- Exercício : Muito
- Brincalhão : Muito brincalhão
- Nível de afeição : Moderado
- Amigável com outros cachorros : Amigável
- Amigável com outros animais de estimação : Tímido
- Amigável com estranhos : Tímido
- Fácil de Treinar : Difícil
- Cão de Guarda : Sim
- Habilidade de proteção : Moderado
- Cuidados com a aparência : Moderado
- Tolerância ao frio : Média tolerância
- Tolerância ao calor : Média tolerância
Saúde
Um cachorro totalmente orientado ao trabalho. Ele precisa de um emprego. Muito exercício físico e mental diariamente. Esse é um cachorro que não deveria viver em apartamentos. Escovação dos pelos pelo menos 2 vezes por semana. Expectativa de vida: 10 a 14 anos.
Origem
Seus ancestrais seriam cães nórdicos guardiães de rebanho de Rennes, que chegaram à Escócia durante as invasões vikings e cruzado em seguida com pastores autóctones. O Border Collie deve seu nome à região de pequenos vales dos Border, no limite da Escócia e da Inglaterra,onde a raça se desenvolveu graças aos pastores. Vários textos do século XVI já o mencionavam. A raça, tal como a conhecemos hoje, foi selecionada essencialmente por suas qualidades de trabalho e fixada em 1843. Seu padrão foi reconhecido em 1976 pelo Kennel Club. O Border Collie chegou à França em 1970, por ocasião da importação de carneiros da Grã-Bretanha. A associação do Border Collie é filiada desde 1985 à SCC. De todos os pastores, esse cão é o único que é exclusivamente ligado as suas funções de guardião de rebanho, tanto em seu país como na Comunidade Britânica e no exterior. Para ser confirmado, ele deve obter obrigatoriamente testes de aptidões.
Fonte: http://portaldodog.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário