sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Pastor Alemão - Informações gerais

Beto, muito brincalhão e protetor
 

Informações gerais

Pastor Alemão

TAMANHO
Macho: De 60 a 65 cm.
Fêmea: De 55 a 60 cm.
PESO
Macho: De 30 a 40 kg
Fêmea: De 22 a 32 kg
PERFIL
Robusto, musculoso, mas flexível e equilibrado. Ele dá a impressão ao mesmo tempo de força e de elegância.
TEMPERAMENTO
Esse cão muito inteligente tem aptidão particular para a obediência. Sinal Particular: Sua semelhança com o lobo lhe valeu o apelido de "cão-lobo".
Esse cão é corajoso, inteligente, submisso e fiel ao dono. Sempre em alerta, ela o defende furiosamente ao menor sinal de perigo. Sua morfologia de trotador lhe permite grande mobilidade e facilita os esforços prolongados. Dotado de excelente faro, passou a ser mestre na arte do rastreamento, tanto para localizar um bandido ou uma criança perdida como para descobrir alguns miligrama de drogas no fundo de uma sacola. Sua reputação como cão de polícia se consolidou indiscutivelmente. Infelizmente o Pastor Alemão herdou uma imagem de raça agressiva, apesar de ser tão brilhante no papel pacífico de salvador, na montanha. Pode-se, sem nenhum problema, confiar a ele a guarda de todo rebanho. O Pastor Alemão deve ser esperto, ter temperamento firme e equilibrado. Ele precisa de um dono capaz de fazê-lo obedecer. De modo geral seu adestramento é fácil. O adestramento vai condicionar todo o comportamento do animal, para o melhor ou para o pior. Assim, após um estágio com um adestrador profissional, o Pastor Alemão pode se tornar uma temível e mesmo perigosa arma de ataque e de defesa que somente o dono poderá controlar. Mas ele pode também se tornar um cão afetuoso com toda a família, doce e paciente com crianças, com as quais se mostra em geral muito protetor. Esse cão vive muito bem em apartamentos, com a condição de poder correr e gastar energia de maneira suficiente todo dia. Tal animal deve ser comprado de um bom criador, que dará todas as informações necessárias a respeito dos pais e a respeito do temperamento do cão. Em uma ninhada, é recomendado nunca escolher um filhote que pareça mais excitado ou medroso, porque esses traços poderão ser fonte de problemas e dificuldades. Também é necessário que se obtenham informações (laudos) sobre o controle de Displasia Coxofemoral dos pais da ninhada. Esta é uma doença grave que acomete as articulações dos quadris, e é muito frequente nessa raça. Seu veterinário poderá orientá-lo de maneira adequada antes de adquirir um filhote. A pelagem composta de pelo duplo e uma capa interna. O pelo de cobertura, extremamente cerrado, é reto, áspero e bem assentado. O pelo é curto na cabeça e sobre a face anterior dos membros. Ele é mais longo e mais abundante no pescoço e forma culotes na parte traseira das coxas. Quanto à pelagem, ou ela é preta, com marcas marrom-acaju ou marrom-amareladas, chegando até o cinza-claro, ou ela é preta ou cinza uniforme, com o cinza sombreado, cor de carvão. A capa (ou manto) e a máscara são pretas. Pequenas manchas sobre o antepeito ou uma coloração muito clara na face interna dos membros são toleradas, mas não procuradas. A trufa é sempre preta. A capa interna é levemente acinzentada.

Características do Pastor Alemão

  • Nível de energia : Moderado
  • Exercício : Muito
  • Brincalhão : Não muito brincalhão
  • Nível de afeição : Moderado
  • Amigável com outros cachorros : Tímido
  • Amigável com outros animais de estimação : Amigável
  • Amigável com estranhos : Tímido
  • Fácil de Treinar : Difícil
  • Cão de Guarda : Sim
  • Habilidade de proteção : Muito protetor
  • Cuidados com a aparência : Poucos
  • Tolerância ao frio : Média tolerância
  • Tolerância ao calor : Média tolerância

Saúde

O Pastor Alemão precisa de exercícios mentais e físicos diariamente. Pode viver fora de casa, mas por ser um cachorro orientado para a vida em família com humanos, se dá igualmente bem vivendo dentro de casa e indo para um jardim grande correr quando quiser. Expectativa de vida: 10 a 12 anos.

Origem

Esse cão excepcional, qualificado por alguns como cão por excelência, veio do além-Reno: um cão de rebanhos que se parece com o atual Pastor Alemão, mas com a pelagem mais clara, foi descrito na Alemanha no século XII. A raça deve sua existência ao paciente trabalho de seleção realizado pelo capitão Max von Stephanitz, que no século XIX decidiu cruzar várias raças de cães de pastores para criar um novo. A partir de 1884, Von Stephanitz fixou a raça, e melhorou-a trazendo, em 1893, o sangue do Pastor Alemão que conhecemos hoje. Rapidamente, ele adquiriria grande popularidade. Em 1899, apreciadores da raça fundaram a primeira sociedade do Pastor Alemão, reunindo mais de 30 mil membros em um centena de clubes. Atualmente o Pastor Alemão é o cachorro mais conhecido e mais presenta nas diferentes partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário