Análise do Comportamento
A teoria psicológica que permite a compreensão do comportamento animal de maneira geral é denominada Análise do Comportamento.
Os comportamentos de um indivíduo são selecionados com base em sua funcionalidade. Isso significa que eles se desenvolverão e continuarão a serem expressos se o animal obtiver um resultado vantajoso com aquele determinado comportamento. Por exemplo, toda vez que o cão deita ele recebe um carinho, considerando que cães gostam de ser afagados, este animal irá se deitar mais vezes para conseguir o que deseja.
No caso contrário, se um comportamento possui uma conseqüência desagradável, o cão late e seu dono se afasta, a tendência será do cão diminuir a freqüência de latidos.
A análise do comportamento envolve três elos: a condição externa (o meio), a condição interna (o indivíduo) e o comportamento. Trata da relação funcional entre o indivíduo e seu ambiente.
O primeiro nível do comportamento é o filogenético, aquilo que foi selecionado no processo evolucional. O segundo é o ontogenético que diz respeito aos comportamentos aprendidos ao longo da história do organismo. O último é o nível cultural que envolve práticas verbais e não- verbais compartilhadas por um grupo. Uma vez que os cães passam a viver na sociedade humana, passam a ser influenciados também por nossa cultura.
Tendo consciência das necessidades da espécie canina e avaliando o ambiente em que um cão vive que envolve a maneira como sua família se relaciona com ele, podemos compreender os motivadores de seus comportamentos. Assim, é possível direcionar o comportamento de modo a atender as expectativas da família humana e, com isso, garantir a qualidade de vida de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário